Pular para o conteúdo

Para qual Céu que eu vou?

Reproduzir vídeo

O que é o “terceiro céu”, e qual o homem que foi arrebatado até ele?

A respeito  “do terceiro céu” devemos entender que trata-se do lugar onde habita Deus, os anjos e os salvos. Isso se comprova com o versículo 4 do mesmo capítulo, onde, repetindo a referência ao arrebatamento, Paulo diz que “foi ao paraíso”, citando, desta vez, o mesmo termo que Jesus citou na cruz quando garantiu ao malfeitor arrependido que ele estaria lá, junto com Cristo ( Lucas 23.43 ). 

Em 2 Coríntios 12:2-4, o apóstolo Paulo descreve alguém que “foi arrebatado . . . até o terceiro céu” e “para o paraíso”. Visto que nas Escrituras não se faz nenhuma menção de qualquer outra pessoa ter tido tal experiência, parece muito provável que fosse a experiência do próprio apóstolo Paulo. 

A grande maioria dos teólogos concordam com isso. Concordam também que o apóstolo se refere a si mesmo, na terceira pessoa do singular, por uma questão de humanidade diante de um episódio tão extraordinário de sua vida.

O terceiro céu aponta para uma realidade espiritual e não física. É o nível que não pode ser visto pelo olho humano, onde a Bíblia aponta que Deus tem o Seu trono: 

“O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens” (Salmos 11:4).

Note Bem: A Bíblia de Jerusalém comentado a expressão terceiro céu, interpreta desta maneira: “Isto é, ao mais alto dos céus”.

Ele é a realidade espiritual, ainda bem obscura para nós humanos, mas que foi descrita na Bíblia por diversas vezes como um lugar existente e habitado não só por Deus, mas também por criaturas celestiais.

Com um olhar na Bíblia e outro na Ciência podemos compreender a existência de um terceiro céu como sendo um lugar além da atmosfera e do espaço sideral, um lugar além da dimensão que podemos perceber com nossos olhos humanos. Em uma dimensão Espiritual! Lá está a morada de Deus! (Um mistério hoje incompreensível)

Lendo o Apocalipse 21,10, encontramos: 

“…e me transportou em espírito até uma grande e elevada montanha, e me mostrou a Santa Cidade, Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus”.

No fim do capítulo 22, você pode entender o que existe neste terceiro céu! Ali está o Paraíso! Ali está à casa de Deus. Este terceiro céu é a habitação para a maior promessa feita à humanidade! A Salvação eterna. O lugar definitivo onde todos que seguiram a Jesus Cristo habitarão pela eternidade.

Importante ressaltar que em nenhuma outra parte das Escrituras se menciona outra dimensão celeste além destas três, o que reforça a ideia que, realmente, os céus criados, foram três.

Pr. Elias Douglas

Vice Presidente MVA

Comentários

Participe agora com seu comentário, pergunta ou elogio!