Pular para o conteúdo

O que Deus é para você?

Reproduzir vídeo

A geração de Eli perdeu a presença de Deus. Lemos em 

I Samuel 4 que a Arca de Deus foi tomada, e foi dito: “Icabode”, que significa “Foi-se a glória de Israel!”

Esta foi uma geração que tinha perdido a presença do Senhor. Eles decaíram tanto que chegaram ao ponto em que até os sacerdotes (os filhos de Eli) se envolveram com prostituição na porta do Templo de Deus!

Esta geração de Eli é um exemplo daquilo que não devemos fazer, pois eles pecaram gravemente contra o Deus, e por isso Ele a julgou. E qual foi o motivo pelo qual esta geração perdeu a presença de Deus? Onde ela falhou? Ela falhou ao fazer da presença do Senhor somente um objeto qualquer, um mero amuleto

Ela não buscava ao Senhor para adorá-Lo! Quase ninguém mais ia a Siló, onde estava o Templo. As pessoas já não estavam mais interessadas em irem à Casa do Senhor e a buscarem a Sua face, ou muito menos em adorá-Lo de verdade! Contudo, na hora das dificuldades, queriam fazer da presença de Deus uma espécie de amuleto da sorte! Israel saiu à batalha e encontrou a derrota diante dos filisteus (1 Sm 4.1-3)! Com medo de serem novamente derrotados, mandaram buscar a Arca de Deus e a trouxeram ao campo de batalha:

“Mandou, pois, o povo trazer de Siló a arca do Senhor dos Exércitos, entronizado entre os querubins; os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, estavam ali com a arca da aliança de Deus. Sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, rompeu todo o Israel em grandes brados e ressoou a terra. Ouvindo os filisteus a voz do júbilo, disseram: Que voz de grande júbilo é esta no arraial dos hebreus? Então souberam que a arca do Senhor era vinda ao arraial. E se atemorizaram os filisteus e disseram: Os deuses vieram ao arraial. E diziam mais: Ai de nós! que tal jamais sucedeu antes. Ai de nós! quem nos livrará das mãos destes grandiosos deuses? São os deuses que feriram aos egípcios com toda sorte de pragas no deserto.”  (1 Samuel 4.4-8)

Note que até os filisteus ficaram com medo da Arca, pois eles, em sua condição de gentios pagãos, também acreditavam na força dos amuletos. Isto nos mostra que os filhos de Israel já haviam adotado esta forma mundana de pensamento!

É hora de reaprendermos a honrarmos ao Senhor pelo que Ele é, e assim o que Ele faz será uma consequência natural em nossas vidas, pois é impossível adorarmos ao Senhor sem provarmos a Sua ação em nossas vidas! Tiago escreveu o seguinte sobre isto:

       “Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros.”     (Tiago 4.8a)

Pr. Elias Douglas

Vice Presidente MVA

Comentários

Participe agora com seu comentário, pergunta ou elogio!